O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart) definiu as três próximas feiras que contarão com a participação do Piauí. Dentre elas, está a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior feira da modalidade da América Latina, que será realizada de 2 a 12 de julho em Recife.
Além de levar o artesanato piauiense para a Fenearte, o Governo do Estado, através do Prodart, também levará os produtos para uma feira em Brasília e outra em São Paulo. A participação do Piauí nas feiras possibilita ao artesão um contato direto com compradores nacionais e estrangeiros e abre novos canais para comercialização no atacado e no varejo.
De acordo com o diretor do Prodart, Jordão Costa, a iniciativa é importante “porque leva o nome do estado para fora e é um momento que eles (artesãos) vendem muito e para gente de todo o mundo. Nós temos o artesanato mais diversificado e bonito do Brasil”.
Jordão Costa também falou sobre outras ações que estão sendo feitas para desenvolver o artesanato do Piauí. “Estamos fechando uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através da qual vamos fazer um levantamento histórico do artesanato no Piauí. Suas origens, suas tipologias, onde surgiu, quem foram os primeiros artesãos, falar dos grandes mestres”, contou.
“Também vamos fazer um levantamento socioeconômico do artesanato e artesão piauiense, das potencialidades, o que o artesanato representa para a economia e de que forma pode ser incrementado. Isso será feito por região, em todo o Piauí”, acrescenta.
Além da parte teórica com os estudos históricos e econômicos do artesanato piauiense, os estudantes da Uespi da área de Comunicação, Administração e Contabilidade vão prestar consultoria para os artesãos, ajudando com divulgação, elaborando formas de como administrar melhor e expandir o produto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.