A senadora Regina Sousa (PT/PI) chamou de vergonhosa e temerosa a proposta do relator da comissão especial da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que sugeriu o aumento do mandato de senadores de 8 para 10 anos e recuou após pressão popular.
“Não tem cabimento um senador ter mandato de dez anos. Aliás, nunca nem consegui entender porque é de oitos anos. Por que o senador tem que ter mandato maior? Pra que? Não tem nada que justifique, já procurei até do ponto de vista legal e não encontrei resposta”, disse a senadora petista ao Acesse Piauí.
Para Regina Sousa a duração dos mandatos eletivos deve ser igual para todo mundo. Pela proposta que será apreciada pela Câmara dos Deputados, o mandato será de cinco anos, sem direito à reeleição.
Ainda a respeito no entendimento de Regina Sousa, os suplentes de senadores devem ser votados. Nesta perspectiva, o primeiro suplente seria o segundo mais votado e daí por diante.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.