Integrantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) estão no Piauí realizando visitas aos aeroportos dos municípios de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) representa o Governo do Estado em uma comissão que é formada ainda por técnicos da Empresa de Serviços Aeroportuários (Esaero) e o deputado estadual, Fábio Novo.
Os terminais estão incluídos no programa de aviação regional da SAC que é responsável pela construção e reforma de 270 aeroportos no interior do país, que deverão passar por cinco etapas até a conclusão das obras. Ao todo, devem ser investidos R$ 7,4 bilhões com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O objetivo da iniciativa é aproximar os brasileiros de um terminal aeroportuário.
Eduardo Bernardi, diretor do Programa Federal de Aeroportos da SAC, relata que vários projetos em todo o país estão sendo avaliados, passando da fase preliminar para a fase de anteprojeto, que é a etapa final da tomada de decisão dos investimentos que serão feitos. Segundo ele, o Piauí está próximo de receber investimentos.
“Vários projetos estão na última fase, isto é, último passo para fazer a licitação de obras. Então, nós estamos visitando, em vários estados, os aeroportos para tirar as dúvidas principalmente naqueles que tem alguma obra em andamento. No Piauí, a prioridade é ver o que já está realizado. Em São Raimundo Nonato, observamos que as obras já estão em andamento pelo Governo do Estado e que há pontos a concluir para solicitar a homologação junto à Anac. Aqui vamos fazer alguns investimentos complementares na obra, naturalmente buscando mais segurança para as operações e poder ampliar a capacidade de receber voos regulares do aeroporto”, explica.
As vistorias começaram na manhã desta quinta-feira (14). Os aeroportos das cidades de Floriano e Picos foram os primeiros visitados e o secretário, Guilhermano Pires, fez um balanço das necessidades de cada terminal. "O aeroporto de Floriano tem uma condição boa, precisa de uma melhoria na casa de passageiros, na seção de combate a incêndio que a Setrans já está providenciando. A Secretaria de Aviação Civil já fez os levantamentos e investimentos que precisam ser feitos", adiantou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.