O Instituto Federal do Piauí, através do Campus Parnaíba, o Governo do Estado e a empresa Ômega Energia assinaram na quarta-feira, 6, um termo de cooperação interinstitucional para implantação de um curso técnico em Sistema de Energia Renováveis. O curso será ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"É papel dos institutos federais estar em consonância com o mercado de trabalho. Como a escolha dos nossos cursos sempre é baseada nas demandas locais, estamos dispostos a oferecer aos jovens e adultos desta região a oportunidade de se capacitarem para trabalhar com energia renovável", destacou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.
Na parceria, o IFPI ficará responsável pelo espaço físico, professores e pela elaboração do projeto pedagógico. Já a empresa Ômega irá garantir experiências práticas em laboratórios e ofertar estágios remunerados para os alunos.
De acordo com o coordenador-geral do Pronatec, Renato Sérgio Soares Costa, o projeto pedagógico do curso já está sendo desenvolvido e a previsão é de que o curso seja ofertado no segundo semestre. "O objetivo do curso é formar profissionais que, dentre várias atividades, elaborem projetos de viabilidade da utilização de fontes alternativas de energia em substituição das fontes convencionais de energia", complementou.
Após a assinatura do termo, estudantes e diretores do IFPI visitaram as instalações do parque eólico na praia da Pedra do Sal, litoral do Piauí, onde conheceram a dinâmica do processo de geração de energia através dos ventos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.