Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

11/05/2015 - 19h57

Compartilhe

11/05/2015 - 19h57

Estudantes recorrem ao Ministério Público para garantir aulas no Piauí

Manifesto assinado pelo SINTE-PI, pais e alunos relatam problemas gravíssimos na educação.

 Rogério Holanda, do Acesse Piauí

Picos-PI (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

 Picos-PI (Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI) vai entregar nesta segunda-feira (11) um manifesto ao Ministério Público do Piauí denunciando a falta de professores, funcionários e livros, além de transporte escolar irregular nas escolas públicas estaduais de Picos-PI.

 

O documento foi assinado pelo SINTE Regional de Picos, pais e alunos de diversas unidades escolares da cidade. Eles pedem ao MP que recomende ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC), que determine a  imediata resolução dos problemas relatados.

 

Confira o manifesto:

 

Picos, maio de 2015

 

Ao Ilustríssimo (a) Senhor (a) representante do Ministério Público,

 

Os pais de alunos (as), alunos (as) e o SINTE Regional de Picos vêm a público denunciar a falta de professores, funcionários de escolas, livros e transporte escolar irregular nas escolas públicas estaduais.

 

As aulas tiveram início no dia 9 de março e até o presente momento as escolas estão com os quadros de professores e funcionários incompletos, causando prejuízos irreparáveis para os estudantes que estão sendo privados de um direito fundamental e essencial ao ser humano que é a educação.

 

A falta de professores causa outros problemas, como a ociosidade e a desmotivação para os estudantes. É comum ver pela nossa cidade adolescentes vagando pelas ruas e nas portas das escolas nos horários em que deveriam estar nas salas de aula. Toda essa situação impede o pleno desenvolvimento desses adolescentes, favorecendo e tornando-os vulneráveis a práticas inadequadas e perigosas.

 

Já estamos há mais de 60 dias do início das aulas e esses problemas continuam. Que aprendizagem nossos filhos estão tendo? Como enfrentar o ENEM? E as olimpíadas de Matemática? E o IDEB, como fica? Se este ano os estudantes não tiveram sequer aulas de Matemática, Física, Biologia, Inglês, Espanhol, Geografia e outras disciplinas. É inegável e irreparável esse grande prejuízo.

 

Diante dessa situação, pais de alunos e alunos mobilizados estão requerendo do Ministério Público que interfira junto ao Estado do Piauí para solucionar esses problemas e garantir aos estudantes o direito de frequentar uma escola que ofereça estrutura para uma educação de qualidade, com os profissionais e os recursos necessários.

 

Certos de contarmos com o apoio de Vossa Senhoria para o nosso pleito, agradecemos a atenção.

Rogério Holanda, do Acesse Piauí

Comentários