Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

08/05/2015 - 10h43

Compartilhe

08/05/2015 - 10h43

Dia D da campanha de vacinação contra a gripe é neste sábado

Teresina terá 104 salas de UBS, hospitais públicos e postos volantes abertos para atender a população.

 Acesse Piauí

 

No sábado (09) será o dia D da campanha de vacinação contra a gripe.  75 salas de vacina e 10 postos volantes estarão abertos durante todo o dia para imunizar todas as pessoas que estão inseridas no público alvo da campanha em Teresina. 


De segunda a sexta, as 104 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais públicos estão abertos e abastecidos com vacina. “O dia D é um momento de mobilização para intensificar os trabalhos e imunizar o maior número de pessoas possível”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes. “Além das UBS e hospitais, disponibilizaremos neste dia postos volantes nos supermercados e shoppings da cidade para que o público-alvo possa garantir sua dose, com exceção das crianças, que deverão ser vacinadas nas Unidades de Saúde”, complementa.

 
A meta deste ano é vacinar 152.358 pessoas. Estão nos grupos prioritários de vacinação contra a influenza pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária, trabalhadores da saúde, entre outros.
 
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
 


 

Acesse Piauí

Comentários