O fortalecimento da caprinovinocultura em comunidades rurais do Piauí tem recebido incentivos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os benefícios alcançam mais de 500 famílias de produtores rurais em dez municípios.
Nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 10 milhões em ações como a construção de seis Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) e de uma Central de Terminação nos municípios de Jacobina, Paulistana e Dom Inocêncio, além da implantação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Palma Forrageira (Repalma).
As UTTs são unidades demonstrativas de manejo em ovinos e caprinos que possibilitam a capacitação de produtores e estimulam o efeito multiplicador nos produtores rurais dos municípios circunvizinhos. Ações desse tipo proporcionam o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade, abrindo oportunidades para que se torne uma atividade organizada, rentável e autossustentável.
“Estamos com uma grande expectativa. Todos estão ansiosos para começar a trabalhar com essa Central de Terminação e ver melhorar a sua forma de criar o seu rebanho. Só tende a melhorar para todos”, afirma Valdenor Nunes, vice-presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Comunidade Lagoa da Extrema (Ascoli), localizada em Dom Inocêncio-PI.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.