Todos os meses do ano, microprodutores assistidos têm a oportunidade de participar de feiras populares em espaços públicos no Centro de capital, a exemplo da Rua Climatizada e Praça João Luís. Por serem realizadas em locais estratégicos e contar com produções de boa qualidade, estima-se que elas chegam a movimentar cerca de R$ 500 mil por ano.
A feira do mês de maio teve início na manhã desta teça-feira (05) e deve se estender até o sábado (09), funcionando sempre em horário comercial. Lá é possível encontrar uma diversidade de peças com preços bem acessíveis, como cerâmicas, bordados, crochês, tecelagens, biojóias, biscuit, flores, bonecas de pano, bolsas, além de confecções produzidas pelos Centros de Produção.
“Aproximadamente 112 pequenos produtores estão reunidos nessas feiras todos os meses. É uma junção de artesanato popular com produtos oriundos dos Centros de Produção, que contam com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). Desse modo, a economia solidária e criativa da cidade vai sendo movimentada, estimando-se que anualmente a lucratividade seja de meio milhão de reais”, destaca o secretário da Semest, Olavo Braz.
A microprodutora de confecções Rosário Farias, que está em um dos estandes da Praça João Luís, considera que as feiras são boas oportunidades de divulgar e vender seus produtos. “Já participo dessa feira há alguns anos e sempre venho com a melhor expectativa possível. Eu acho que aqui é um dos melhores lugares que para vendas”, disse ela, que trabalha há 6 anos no Centro de Produção do Dirceu I.
Joana Pereira é das artesãs que está comercializando suas produções na Rua Climatizada. Ela, integrante do Grupo de Mulheres Bordadeiras do Bairro Parque Piauí, também enfatiza que as feiras contribuem significativamente para divulgação e valorização dos seus produtos. “Além de vender, eu gosto de participar dessas feiras porque a gente fica aqui conversando sobre o nosso trabalho com as pessoas que passam”, disse ela, acrescentando que seus produtos são reconhecidos internacionalmente.
As feiras estão entre as formas de apoio que a Prefeitura de Teresina vem dando os microempreendedores da cidade, já que também desenvolve outras atividades de renovação do segmento artesanal, a exemplo das consultorias especializadas, que contribuem para agregar valor aos produtos feitos pelos artesãos teresinenses.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.