Organizado pelas jornalistas Ana Regina Rêgo e Marcela Miranda e pela historiadora Teresinha Queiroz, o livro Narrativas do Jornalismo e Narrativas da História reúne pesquisadores brasileiros e europeus que tem como ponto comum no desenvolvimento de suas pesquisas o interesse pela história e pela memória, situando-as no campo da Comunicação e/ou campo da História.
A ideia do livro que nasceu inicialmente durante o II Encontro Nordeste de História da Mídia, realizado em Teresina em 2012 e que deveria se restringir aos anais do evento, terminou crescendo ao agregar pesquisadores que não estiveram presentes na ocasião, mas cujos trabalhos de investigação científica se mostraram afins ao eixo central definido para a publicação.
O livro possui 17 capítulos agrupados em três partes. Na primeira encontramos os textos que se dedicam, total ou parcialmente, a aspectos teóricos e conceituais; na segunda concentram-se os capítulos que têm como foco personagens da história do jornalismo, e, na última parte, encontram-se narrativas concernentes a contextos históricos específicos, com destaque para a década de 1970, na qual se ambientam três dos sete capítulos ali situados.
Participam da obra como autores: Ana Regina Rêgo(UFPI), Ana Paula Goulart ( UFRJ), Antonio Hohlfeldt (PUC-RS), Berenice Machado (UFRGS), Christa Berger (UNISINOS), Gustavo Said (UFPI), Edwar Castelo Branco (UFPI), Marcela Miranda (UESPI), Manuel Parés i Maicas(UAB-Espanha), José Marques de Melo (UMESP), Lavina Madeira Ribeiro (UNB), Teresinha Queiroz (UFPI), Ranielle Leal( PUC-RS), Vinicius Araújo (UFPI), Laura Brandão( UFPI), Thamyres Sousa(UFPI), Thiago Melo (UFPI) e Francisco Hudson(UFPE).
O livro encontra-se disponível para aquisição no site da editora Media XXI: www.mediaxxi.com/OnlineBookShop
O EVENTO
O livro será lançado em Teresina na próxima quinta (07), às 19h30 na Livraria Monsenhor Melo ( Livraria da UFPI) ao lado da Biblioteca Central Carlos Castello Branco na Universidade Federal do Piauí, com bate-papo com os autores, seguido de show instrumental e coquetel.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.