O edital do concurso para a contratação dos profissionais que atuarão na Guarda Municipal de Teresina será lançado em agosto, durante a programação do aniversário da cidade. Segundo o coordenador geral do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Samuel Silveira, a expectativa é de que a guarda inicie sua atuação em janeiro de 2016.
O grupo trabalha na finalização da elaboração da parte legislativa e o texto segue para a Câmara Municipal de Teresina em maio, onde será analisado e votado. O projeto contém a estrutura organizacional da secretaria. O Poder Legislativo já aprovou a proposta de Lei Orçamentária que incluiu recursos para a Guarda Municipal e a contratação da guarda.
"Esperamos que até junho o texto seja analisado para, durante o aniversário da cidade, lançarmos o edital do concurso que irá contratar o pessoal. Deveremos, inicialmente, chamar 100 profissionais. Mas o concurso terá um cadastro de reservas, que será chamado de acordo com a demanda e a possibilidade de contratação", afirma Samuel Silveira.
O Grupo de Trabalho que organiza a estruturação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social se reúne diariamente, das 15h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento. Além da Guarda Municipal, a pasta será responsável por gerir a Defesa Civil, Assistência Militar e os conselhos de proteção social.
O papel da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.