Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

05/02/2015 - 17h05

Compartilhe

05/02/2015 - 17h05

Ufpi estuda culturas agrícolas mais resistentes à estiagem

Pesquisadores buscam alternativas viáveis para produzir mais no Piauí.

 UFPI

Estação Agrometeorológica do Colégio Técnico de Teresina

 Estação Agrometeorológica do Colégio Técnico de Teresina

As altas temperaturas e a irregularidade de chuvas no Piauí são fenômenos naturais que ao longo dos anos vêm contribuindo para a diminuição da produção de culturas agrícolas. Isso tem preocupado agricultores e motivado pesquisadores a buscarem alternativas viáveis para produzir bem nessas condições. Um dos exemplos está no Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Com um clima tropical semiúmido, Teresina é considerada uma das capitais mais quentes do país e tem tido maior atenção em pesquisas para a adaptação de diversas culturas agrícolas. Na Estação Agrometeorológica do CTT, dados e séries históricas dos elementos do clima são utilizados para melhorar a qualidade das produções no colégio.

 

"Temos utilizado essas informações justamente nas pesquisas, tanto de novas cultivares, como também de necessidade de água dessas culturas. Procuramos, inclusive, identificar culturas mais resistentes à seca, pra isso a gente usa todas essas informações do clima", disse o agrônomo, Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho, responsável pela estação meteorológica.

 

Ele ressaltou ainda que o ciclo de uma cultura está altamente relacionado com as condições climáticas e a temperatura é o elemento que mais influencia nesse processo. "Quando a temperatura é mais alta, como é em Teresina, as plantas desenvolvem seu ciclo num tempo menor e, com isso, insetos e os animais também mudam seus hábitos, o que influencia diretamente nos cultivos", ressaltou o professor Mousinho.

 

Os estudos climáticos dessa estação têm sido úteis não só na aplicação prática do ensino técnico, mas também no ensino superior. Recentemente, alunos da graduação em Agronomia da UFPI utilizaram os dados da estação meteorológica para estudar a fenologia da fava, ou seja, os fenômenos periódicos dessa cultura e suas relações com as condições do ambiente.

 

As grandes culturas como, milho, feijão, algodão e mandioca, além da fruticultura, cultivadas nos campos de produção do CTT, fazem parte de módulos didáticos e de pesquisa no Curso Técnico em Agropecuária. "A gente procura no módulo, implantar as culturas que são vocacionadas para a nossa região, como a banana e o mamão", enfatiza o diretor do Colégio Técnico de Teresina, professor Dr. José Bento de Carvalho.

UFPI

Comentários