Este ano, o Banco Popular de Teresina, departamento da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), vai disponibilizar para seus clientes mais uma linha de crédito, que será voltada para o financiamento de máquinas e equipamentos. O lançamento acontecerá nesta terça-feira (20), às 16h, no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Aqueles que desejarem otimizar seus empreendimentos poderão solicitar até R$ 7.000, sendo 70% deste valor destinado para a aquisição de máquinas e os 30% para formação de capital de giro. A carência é de 90 dias, e as taxas de juros mensais serão de 0,5% para os empreendimentos coletivos e de 1% para os coletivos.
De acordo com o secretário da Semest, Olavo Braz, isso representa o compromisso que a Prefeitura de Teresina tem com o fomento à pequena produção. “Em 2015, os microempreendedores serão ainda mais apoiados com mais esse passo dado pelo Banco Popular. Isso tudo mostra que a Prefeitura está comprometida em fomentar o trabalho dos pequenos produtores da cidade de Teresina", disse.
O gerente do Banco Popular, Michel Sena, destaca que essa nova linha de empréstimo é uma evolução na política do microcrédito. “Isso representa um avanço para o banco, porque trabalha com capital de giro, máquinas e equipamentos. Além de ser um crédito assistido, já que contamos com uma equipe que faz visitas constantes aos empreendimentos que recebem empréstimos”, explica Michel.
Outra novidade, é que, diferente da linha de crédito já existente, aqueles que almejam dar início ao seu negócio na cidade de Teresina também poderão solicitar empréstimo. Mas, para isso, será preciso comprovar algum tipo de conhecimento na área. Nesse sentido, o Banco Popular, em parceria com a Fundação Wall Ferraz, vai ofertar um curso de gestão financeira e formação de preços.
O público alvo dessa nova linha de financiamento são os microempreendedores formais, informais, individuais e coletivos.
Como solicitar o empréstimo
Os interessados em realizar financiamentos devem se dirigir à sede do Banco Popular de Teresina, que fica situado no prédio da Semest, Avenida Campos Sales, 1292, Centro. É necessário portar a seguinte documentação: cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência no nome do proponente e comprovante de conta bancária.
O pequeno empreendedor precisa ainda apresentar três orçamentos para financiamento de máquinas e equipamentos, ter um avalista, comprovante de renda e não possuir restrições junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Sobre o Banco Popular de Teresina
O Banco Popular de Teresina é responsável por administrar e aplicar os recursos advindos do FUNGER (Fundo de Geração de Emprego e Renda), objetivando contribuir para elevação do nível de renda e postos de trabalho para a população de baixa renda da capital.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.