Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

16/01/2015 - 14h46

Compartilhe

16/01/2015 - 14h46

Novo sistema de transporte coletivo de Teresina começa a funcionar neste sábado

Com o novo sistema, a intenção da Prefeitura é que haja uma melhoria significativa no transporte coletivo da capital.

 Do Liberdade News

Teresina ganha novo sistema de transporte público

 Teresina ganha novo sistema de transporte público

Teresina passa a contar com um novo sistema de transporte coletivo urbano a partir deste sábado (16). Em solenidade realizada na Ponte Estaiada, o prefeito Firmino Filho assinou as ordens de serviço para que as empresas vencedoras da licitação entrassem em operação. Além disso, o chefe do executivo municipal assinou as ordens de serviço para que a empresa vencedora da licitação possa dar início à construção dos oito terminais de integração.

 

Os consórcios Poty, Urbanus, Theresina e empresa Transcol ficarão responsáveis pelo serviço nas quatro zonas da capital. O consórcio Poty no novo sistema será responsável pelo serviço na Zona Norte, o Urbanus na Zona Leste, o Theresina na Zona Sudeste e a empresa Transcol na Zona Sul da cidade.

 

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o novo sistema começa a ser implantado no sábado (17). “Entregaremos as ordens de serviço para os consórcios que serão responsáveis por cada zona da cidade, a partir deste sábado eles estarão operando no novo sistema”, acrescentou.

 

Agora, a partir da implantação, serão ampliadas as opções de deslocamentos em várias áreas da cidade. Atualmente, somente 65 linhas de ônibus estão integradas, a partir deste sábado, passarão a ser 97 linhas, representando 97% do total das linhas existentes.

 

       

Clique aqui e veja as linhas de ônibus
 
       
         

Clique aqui e veja as locais de venda do cartão eletrônico

 

 

       

Com a integração, o usuário poderá pegar dois ônibus utilizando apenas uma passagem. Para isso, bastará adquirir o cartão de integração ao custo de R$6,30, em qualquer um dos postos do Setut, distribuídos em todas as regiões da cidade. Com o cartão, as recargas podem ser realizadas, possibilitando o uso da integração.

 

Existem três tipos de cartões eletrônicos: o vale transporte eletrônico, para o trabalhador, o cartão eletrônico estudante, para os estudantes e a terceira opção para as demais pessoas, que é o cartão expresso. “É bom lembrar que as pessoas precisam adquirir o cartão eletrônico mais adequado para a sua realidade o quanto antes, pois mais uma vez lembramos que somente com o cartão o passageiro poderá fazer uso da integração do sistema”, ressaltou o gerente de Fiscalização e Controle da Strans, Vinícius Rufino.

 

Terminais de integração

 

Serão construidos oito terminais de integração espalhados pelas quatro zonas da cidade, sendo dois por zona.

 

Serão dois terminais na zona Norte, um próximo ao mercado do Buenos Aires, outro na Rua Rui Barbosa, na zona Sul, um no Planalto Bela Vista e o outro próximo ao Clube dos 100. Na zona Leste, um será na Santa Isabel, outro na Kennedy, próximo ao zoobotânico. Já na zona Sudeste, um será próximo à Fundação Bradesco e o outro próximo à Usina Livramento.

 

O prefeito Firmino Filho destacou que a empresa terá 12 meses para executar os serviços, mas a expectativa é que possa adiantar. “Inicialmente estamos construindo terminais provisórios, próximos ao local onde irão funcionar os definitivos. Os primeiros terminais provisórios estão instalados na zona Sul, no Parque Piauí e Bela Vista. Com a construção, vamos perceber que a integração vai funcionar, tendo a zona Sul como piloto”, pontuou.

 

A obra dos terminais de integração está orçada em R$ 30.109.227,76, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

 

 

Do Liberdade News

Comentários