Dia 5 de janeiro de 2000. Nessa data, o Corinthians estreava no Mundial de Clubes da FIFA diante da equipe marroquina do Raja Casablanca. O Timão teve o privilégio de disputar a competição jogando em casa, fazendo a estreia no estádio do Morumbi, com o apoio da Fiel.
A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira chegava com moral após ter conquistado tricampeonato brasileiro no fim de 1999. Naquela noite, a equipe alvinegra entrou em campo com a mesma base campeã nacional, mas com uma novidade no sistema defensivo: o então recém-contratado Fabio Luciano.
O zagueiro começou a partida como titular no lugar do experiente Adílson, outro contratado antes do Mundial, mas que estava lesionado e não se recuperou a tempo para a partida de estreia. O time do Corinthians entrou em campo com Dida, Indio, João Carlos, Fabio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão.
Logo no primeiro lance da partida, o Timão mostrou toda a qualidade daquela equipe quando Vampeta deu belo lançamento em profundidade para Luizão, que achou Edílson dentro da área. Só que o Capetinha errou a finalização.
Apesar de se impor sobre o adversário, o Corinthians não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo, mas conseguiu abrir o placar logo aos cinco minutos da segunda etapa. Marcelinho cruzou para Luizão dentro da área, e o atacante só escorou para abrir o placar para o Timão.
Aos 20 min, o estreante da noite, Fábio Luciano, anotou o segundo gol do Alvinegro e garantiu a primeira vitória na caminhada que daria o primeiro título mundial para o Corinthians.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.