Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

18/12/2014 - 09h54

Compartilhe

18/12/2014 - 09h54

Benefícios do Jump para o corpo e mente

Pulos no trampolim potencializam a perca de calorias

 Letícia Lima, especial para o Liberdade News

 

A prática de Jump vem ganhando espaço entre as pessoas que desejam emagrecer de maneira saudável. No entanto, suas vantagens não se limitam apenas ao auxilio na perca de peso. A atividade ajuda na redução de celulites, torneia pernas e bumbum, melhora o equilíbrio e evita a fadiga.

 

 As aulas desse exercício são sempre embaladas por músicas animadas, em sua maioria pop chicletes, cheias de coreografias, que fazem os alunos esquecerem que estão praticando uma atividade que exige grande esforço físico.

 

Os pulos no trampolim podem facilmente substituir a combinação de esteira, bicicleta e elíptico, pois agem como a mais poderosa atividade de cardio, ou seja, é o exercício mais eficiente quanto perca de peso, alivio de estresse e aumento na perspectiva de vida.

 

Curiosidade sobre a prática de Jump

Em 2010 uma pesquisa realizada por uma universidade americana revelou que a amplitude dos movimentos realizados no trampolim supera em 70% o consumo energético de atividades como corrida e caminhada. 

 

Emagrecimento

Uma aula de 50 minutos de Jump, dependendo da desenvoltura do aluno no trampolim, pode chegar a gastar 900 calorias. Auxiliando três aulas de jump semanais com uma dieta equilibrada a perca de peso é um resultado certo.

 

Solange Alves, praticante de Jump, diz que a partir do primeiro mês já conseguiu ver resultados em frente à balança. “Não foi uma perca muito grande logo de primeira, mas depois de dois meses eu já estava usando uma calça 38, uma grande vitória pra quem chegou usar 42”, afirmou.

 

Aeróbico x Anaeróbico

Aeróbicos são os exercícios de intensidade baixa a moderada. Aeróbico significa literalmente “com oxigênio” e se refere ao uso do oxigênio no processo que fornece energia aos músculos. Nesse tipo de exercício, o oxigênio é usado para queimar gorduras a fim de produzir trifosfato de adenosina, o “carregador” de energia básica para as células.

 

Enquanto os anaeróbicos são aqueles praticados com alto índice de esforço, como ginástica localizada e musculação. Neste tipo de exercício a respiração celular acontece sem a presença de oxigênio. Entre as funções desse tipo de exercício, destacam-se a flexibilidade e estimulo à resistência.

 

Segundo Max Dourado, professor de Jump, um dos diferencias para suas aulas apresentarem resultados tão eficazes é serem frutos de uma dobradinha entre aeróbico e anaeróbico. Já que não são compostas somente de exercícios no trampolim.

 

Redução da Celulite

     
       
       

Os pequenos saltos realizados no trampolim fazem um trabalho similar ao da drenagem linfática no corpo. Auxiliando na redução dos tão indesejados furinhos.

 

A aluna Jéssica Santiago que está praticando jump há apenas dois meses diz já vê diferenças em suas pernas, onde anteriormente segundo ela havia muitas celulites. “Desde que eu comecei com as aulas passei a vê diferenças, primeiro eu passei a fazer mais xixi, ficando menos inchada, depois foi um inicio de emagrecimento, mas o que mais me deixou animada foi a redução nas minhas celulites, toda mulher odeia esses buraquinhos.” completou em meio a risos.

 

Contra indicações

A prática de jump não é recomendada para gestantes, pessoas com labirintite e portadoras de problemas nos joelhos, tornozelos ou coluna.

 

Letícia Lima, especial para o Liberdade News

Comentários