A campanha da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa foi lançada na semana passada e vai até o próximo dia 30 de novembro. Para vacinar o rebanho basta que os criadores procurem a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) do seu município.
O prazo para entrega dos comprovantes de vacinação vai até o dia 15 de dezembro. “Mesmo recebendo o certificado de área livre, os criadores devem continuar com a vacinação, pois somos uma área livre, mas com a vacinação. Foi uma conquista não só do Governo do Estado, mas principalmente dos criadores e temos que manter os índices vacinais para continuar sendo uma área livre da febre aftosa”, explicou Idílio Moura, diretor da Adapi.
A primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014 e teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e na pós-campanha foi atingido os 99%. Ainda segundo o diretor, o objetivo agora é atingir 100%. “Agora temos até o dia 30 de novembro para ser feita a vacinação e os criadores tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação em um dos nossos escritórios distribuído em todo o estado do Piauí”, conclui.
Atualmente, a Agência de Defesa Agropecuária está presente em 200 municípios piauienses. A Adapi atua na erradicação de doenças dos animais e pragas vegetais, objetivando a obtenção de áreas livres, como o status de estado livre de febre aftosa com vacinação e o reconhecimento internacional, na área animal, e área livre deSigatoka Negra e Moko da bananeira, na área vegetal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.