As obras do Parque Zoobotânico estão em ritmo acelerado para garantir melhorias na acessibilidade dos visitantes à fauna e flora. Para dar maior rapidez as obras, o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mário Ângelo de Meneses, em reunião com equipe técnica, determinou o fechamento do parque a visitas a partir da próxima segunda-feira (10). A reabertura está prevista para o dia 12 de dezembro.
“Os recintos passarão por melhorias e neste período os animais serão realocados para outros ambientes, o que inviabiliza as visitas. Essa medida visa também a segurança, uma vez que existem muitas máquinas e homens trabalhando em toda a área do parque. Mesmo tomando todas as precauções, pode haver algum incidente na obra e a Semar resolveu então restringir o acesso ao parque até a finalização dos trabalhos”, afirma Mário Ângelo.
O secretário ressalta a importância do parque para os estudantes e pesquisadores e destaca a importância da obra. “Esta obra vai melhorar o acesso ao parque que é bastante visitado por famílias, por esportistas e escolas, que além da área de lazer, encontram no Zoobotânico uma fonte de pesquisa da fauna e flora", enfatiza.
Obras
As obras objetivam a melhoria na acessibilidade dos visitantes a diversas áreas do parque, além de procurar oferecer melhores condições de vida aos 190 animais do local. A reforma está sendo executada com recursos da Compensação Ambiental da Queiroz Galvão e estão sendo aplicados diretamente pelos empreendedores e/ou empresa terceirizada contratada pelos mesmos, com a anuência da Semar.
Estão em fase de finalização a construção de 4 mil metros de calçada lineares para prática de caminhada, que envolve a área externa do parque e calçadas que interligam a portaria ao interior do Zoobotânico.
O setor de répteis foi totalmente refeito e passa a abrigar o serpentário, totalmente adequado às recomendações para uma obra desta natureza. E uma das novidades que o parque apresenta é a Trilha do Macaco da Noite, que até então não tinha como ser visto pelos visitantes.
As obras compreendem: Pavimentação em blocos inter travados de concreto em 11.835 m² em calçadas da frente e de passeio; Reforma do Ambulatório (cerca de 300 m²), havendo demolições e novas instalações; Reforma da Administração (cerca de 250 m²), havendo demolições e novas instalações; Reforma do Recinto da Tigresa, havendo demolições e novas instalações; Reforma do Recinto do Urso, havendo demolições e novas instalações; Reforma dos Recintos dos Leões e Onça Pintada, havendo demolições e novas instalações; Reforma do Serpentário, havendo demolições e novas instalações; Reforma do recinto do hipopótamo, havendo demolições e novas instalações. Com isso o Zoobotânico estará mais acessível para os portadores de deficiências, para melhor mobilidade em geral de todos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.