Os empresários de Teresina estão mais otimistas em relação às vendas de final de ano, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) /Fecomércio Piauí, em parceria com a Confederação Nacional do Comercio (CNC).
A pesquisa realizada no final de setembro aponta crescimento de 129,8 pontos em agosto para 130,9 pontos, em setembro na confiança dos empresários do comércio. Na comparação com setembro do ano passado a variação é de (-5,49), quando foram atingidos 138,5 pontos. (veja quadro abaixo)
Apesar do otimismo, o levantamento apurou que 33,9% dos empresários de Teresina disseram que a economia brasileira melhorou pouco em relação ao ano passado e apenas 13% declararam que melhorou muito. O Setor do Comércio não foi bem avaliado pelos empresários, uma vez que obteve um índice de confiança de apenas 108,8 pontos.
Segundo o assessor econômico do Instituto Fecomércio Piauí, Nonato Paz, há dois motivos importantes da baixa avaliação: O índice do volume de vendas do comércio varejista do Piauí calculado pelo IBGE, em julho, caiu 12,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Outro motivo é o saldo do nível de emprego no Comércio, acumulado de janeiro a agosto de 2014, que alcançou -343 postos de trabalho, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.