Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

15/10/2014 - 10h35

Compartilhe

15/10/2014 - 10h35

Museu do Piauí - um passeio pela nossa história

A casa possui 16 salas organizadas de forma didática e possui uma exposição permanente de três mil peças

 Do Liberdade News

Museu do Piauí (Foto: Marcelo Cardoso)

 Museu do Piauí (Foto: Marcelo Cardoso)

O Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes é um espaço de referência na preservação da história do estado. A Casa possui um acervo eclético, contendo peças do período paleozóico ( aproximadamente 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás) até os dias atuais. Além disso, o Museu conta com exposições permanentes de aproximadamente três mil objetos, sendo uma ótima opção para se conhecer um pouco mais da história, bem como da cultura do Piauí.


A estudante Wilmara Gonçalves, 16, visitou o Museu do Piauí pela primeira vez e gostou bastante da experiência. “É muito importante que as pessoas venham conhecer o museu. Aqui eu pude aprender várias coisas sobre a nossas história”, disse. O público alvo da Casa, que recebe anualmente visita de 12 mil pessoas, é formado em sua maioria por estudantes.

 

De acordo com Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, o local vem se consolidando como um centro cultural. “Além de participarmos de grandes eventos como a Semana dos Museus e a Primavera dos Museus, nós buscamos oferecer oficinas para atrair o público, não focando apenas nas nossas exposições”, afirma.

 

 

O acervo é constituído em sua totalidade por sete mil peças,  sendo esses objetos de caráter pré-histórico, além de louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário, quadros do século XIX, obras de arte contemporâneas de artistas piauienses, cédulas moedas, medalhas, indumentárias da guarda nacional, machados primitivos, urna funerária, arcos, flechas, artesanato piauiense, dentre outras peças que relacionadas a história do estado.

 

O prédio que sedia o Museu do Piauí está ligado diretamente com a história da fundação de Teresina, sendo esta uma das primeiras residências da província, uma vez que as casas dos fazendeiros eram construídas no entorno da Igreja Nossa Senhora do Amparo. A construção data de 1859. No ano de 1873, o local passou a ser a sede do governo na província. De 1926 a 1975, funcionou o Tribunal de Justiça do Estado. Na década de 80, o prédio foi restaurado e  passou a funcionar como museu.

 

Do Liberdade News

Comentários