Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Piauí.
Wellington Dias (PT) - 55%
Zé Filho (PMDB) - 29%
Maklandel (PSOL) - 3%
Mão Santa (PSC) - 3%
Lourdes Melo (PCO) - 2%
Daniel Solon (PSTU) - 1%
Neto Sambaiba (PPL) - 1%
Brancos e nulos: 2%
Não sabe: 3%
Com o percentual, Wellington venceria a disputa no primeiro turno. No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 7 de setembro e 9 de setembro, Wellington tinha 49%, seguido por Zé Filho (22%) e Mão Santa (7%).
Votos válidos
O Ibope também divulgou as intenções de votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos, e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Wellington Dias (PT) - 57%
Zé Filho (PMDB) - 31%
Maklandel (PSOL) - 4%
Lourdes Melo (PCO) - 3%
Mão Santa (PSC) - 3%
Daniel Solon (PSTU) - 1%
Neto Sambaiba (PPL) - 1%
Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Wellington Dias e Zé Filho. Os resultados são os seguintes:
Wellington Dias (PT) - 58%
Zé Filho (PMDB) - 35%
Branco/nulo - 3%
Não sabe/não respondeu - 4%
Dados da pesquisa
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PI-00201/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00946/2014.
O Ibope fez 812 entrevistas em 43 municípios entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.