Saber quem são aqueles que disputam a preferência dos eleitores é uma etapa fundamental a cumprir para quem deseja votar de modo consciente. Não é um trabalho fácil, dada a grande quantidade de candidatos. Só os aspirantes a uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa de São Paulo, por exemplo, somam 2.127 pessoas. Outras 1.485 tentam representar aquele estado na Câmara dos Deputados.
Mas o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma fonte confiável para o eleitor pelo menos iniciar as suas pesquisas: as informações fornecidas pelos próprios candidatos. Elas estão reunidas no Sistema de Divulgação de Candidaturas.
O banco de dados reúne os dados de todos os candidatos, incluindo suas principais informações pessoais (nome, idade, local de nascimento etc.), a ocupação profissional, o grau de instrução, o limite máximo que pretende gastar na campanha eleitoral, sua declaração de bens, eventuais pendências judiciais, os dados que o candidato forneceu em eleições anteriores e – no caso de candidatos a cargos no Poder Executivo – suas propostas de governo.
Tais informações podem ser especialmente úteis se o eleitor tiver o cuidado de aprofundar suas pesquisas em outras fontes. Consultas na internet em veículos jornalísticos idôneos e conversas com amigos, familiares e outras pessoas também podem ajudar bastante o cidadão a verificar tanto aspectos específicos da trajetória de vida do candidato quanto possíveis afinidades com ele.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.