Teve inicio na última segunda-feira (01), a aplicação gratuita da segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero. Meninas de 11 a 13 anos de idade que receberam a primeira dose, devem procurar aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira.
No Piauí, a meta é vacinar 93.297 mil meninas e para isso, o estado já recebeu 97.970 doses para a vacinação. Assim como os demais estados da federação, o Piauí cumpriu a meta da primeira dose, por isso reforça a necessidade do retorno dessas meninas que foram imunizadas.
De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes, é fundamental que sejam cumpridas inclusive as três etapas para que seja efetuado de fato o ciclo de imunização contra o vírus HPV.
“Tivemos várias capacitações com representantes de municípios, para reforçar a necessidade das etapas da vacinação para total imunização, e para isso continuamos colocando as doses disponíveis nas escolas públicas e privadas, como também nos postos de saúde”, explica.
SOBRE O HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.