O projeto Lagoas do Norte será apresentado no Seminário “Gestão Integrada do Risco de Inundações em Áreas Urbanas”, que acontece no período de 9 a 11 de setembro em Buenos Aires, na Argentina. O convite para a apresentação do projeto veio de representantes do Banco Mundial, financiador do projeto executado pela Prefeitura de Teresina. O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim farão a apresentação.
Em visita as obras na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Firmino Filho explicou que o Projeto é bem amplo e tem várias funções e linhas de trabalho. “O sistema de drenagem, por exemplo. As ruas ficavam alagadas porque não tinha um sistema de drenagem. Fizemos a limpeza das lagoas, e um trabalho sistemático em toda a região. Ficamos felizes com o convite do Banco Mundial para apresentar esse projeto. Além também de ser uma oportunidade impar de troca de experiência com o que está sendo usado na área de drenagem e manejo em áreas urbanas”, comentou.
O objetivo do Seminário é discutir a cerca dos principais problemas que existem na região, em relação à gestão das inundações urbanas, revisando e debatendo os aspectos relativos aos enfoques técnicos empregados, os atuais modelos institucionais e alternativos e as perspectivas de financiamento internacional neste campo.
Os investimentos do Programa Lagoas do Norte já totalizam quase R$ 68 milhões. Desse total 62,9% são de recursos do BIRD, 28% do PAC e 9,1% da contrapartida da Prefeitura de Teresina. O secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que o projeto continua e que a linha de trabalho está na finalização da qualificação urbana no canal da Vila Padre Eduardo e ainda da finalização do canal da Lagoa do São Joaquim. “Outra intervenção que está em andamento é a de reforço na tubulação para garantir melhoria no abastecimento de água no Mocambinho. São mais de 18 km de reforço na tubulação”, pontuou.
O Lagoas do Norte é uma das principais intervenções urbanísticas em Teresina e que já vem mudando a realidade dos moradores dos 13 bairros atendidos pelo projeto. Ao todo, são mais de 100 mil pessoas beneficiadas com as obras que incluem drenagem, requalificação urbana, construção do parque linear, melhorias habitacionais, abastecimento de água. O projeto inclui ainda a recuperação ambiental e paisagística da área, melhoria das vias de acesso, controle das inundações, revegetação, áreas de lazer e teatro, além de obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água, recuperação do hospital e melhorias de escolas.
Moradora da região há 19 anos, dona Maria Rita da Conceição, acompanha atentamente as obras de melhorias sanitárias. Ela conta que sua casa não tinha banheiro e que agora recebe o benefício. “Eu só tenho a agradecer a prefeitura por essa obra. Vai garantir melhoria na minha vida. Antes era um sofrimento. Eu estou muito satisfeita com todas as intervenções que já foram feitas”, garante ela.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.