Nos últimos anos vem diminuindo a produção de caju no Piaui. No ano passado o estado perdeu 50% da produção, segundo dados do IBGE. O presidente da Câmara Setorial de Derivados de Caju, Aurino Guimarães informou que a perda é por causa da escassez de chuvas e da praga da mosca branca.
Wellington Dias, candidato a governador pelo PT, assumiu o compromisso de revitalizar o plantio de caju no Piauí com a distribuição de mudas e ajudando as cooperativas e entidades a instalar uma câmara fria para guardar a polpa. Wellington falou sobre o assunto na visita aos municípios de Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa, no sul do Estado. Este último é um grande produtor de caju no Piauí.
Aurino Guimarães disse que é importante reativar o programa de distribuição de mudas e também reabrir os órgãos de assistência técnica e de pesquisa. Guimarães gostou da proposta de instalar uma câmara fria, pois na região de Picos, existem nove indústrias de beneficiamento de caju.
O produtor de caju de Santo Antônio de Lisboa, João Doutor, também elogiou a proposta de reativar o programa de distribuição de mudas e comentou que vai ajudar principalmente os pequenos produtores.
Wellington Dias informou ainda , que vai incentivar os produtores a usar o gel como ajuda na irrigação, pois o produto ajuda a reter a água aumentando a vida da planta. E sobre o combate à mosca branca não há um produto liberado no Brasil que acabe com a praga.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.