"A ideia é simples: transformar um problema chamado celular, que atrapalha a aula e desvia a atenção dos alunos, e utilizá-lo como uma ferramenta de aprendizado", de acordo com o professor Patrício Oliveira, esse é o desafio da exposição de fotografias "Olhos Nus: um breve relato da história", lançada na manhã desta segunda (18), no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva.
Segundo Patrício, cerca de 80 alunos do terceiro ano do Ensino Médio aceitaram seu desafio. "O nome "Olhos Nus" já diz muita coisa. Orientamos os alunos a irem para sua realidade e observá-la do jeito que ele vê, sem filtros, sem máscaras, da maneira como ele enxerga. Esse trabalho nos dá um verdadeiro diagnóstico de quem é o nosso aluno, quem é o aluno do Dirceu II, a que ele está submetido no seu dia-a-dia, o que ele vê e como ele vê e isso é fantástico!", esclarece.
Prostituição, paisagens de Teresina, arquitetura e violência infantil foram alguns dos temas trabalhados pelos estudantes. A estudante de 16 anos, Thayanne Cabral, resolveu convidar a tia e a prima para compor a foto que trabalha a violência infantil. De acordo com ela, esta é uma forma de tentar combatê-la.
"Muitas vezes a violência acontece dentro da nossa própria casa e nós nos calamos. Aprisionamos os fatos e, com isso, nos tornamos também, responsáveis por essa agressão", explica Thayanne.
A Gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sylvya Suzane, esteve presente no evento e parabenizou a escola e os alunos. Segundo ela, o celular é um objeto que hoje se tornou um problema, principalmente na sala de aula, porque muitas vezes, chama a atenção muito mais do que o professor, e que neste caso, se tornou um recurso de ensino e aprendizagem muito valioso.
A exposição estará aberta até o dia 22 de agosto na escola, que fica localizada na Rua 80 - 2975, no Bairro Dirceu II, das 7h às 16h.
No mês de setembro, o Projeto estará disponível no Museu do Piauí, de 03 a 19.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.