A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz encontrou um jeito irreverente de homenagear Teresina pelos seus 162 anos. Estimulados pelos professores, os alunos construíram maquetes, pinturas, poesias e acrósticos sobre pontos turísticos da capital, revelando talento nas expressões artísticas.
Cerca de 700 alunos, de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, estudaram em sala de aula a história de Teresina, conhecendo suas belezas e potencialidades econômicas. Como forma de expressar o aprendizado através da arte, os jovens usaram a criatividade com tintas e pincéis. O objetivo era também estudar os variados gêneros literários.
“A interdisciplinaridade envolvida na atividade gerou um amplo aprendizado. Além da aproximação com a cidade, comemorando seu aniversário, os estudantes praticaram leitura, escrita e até habilidades artísticas”, comentou a diretora Francisca Mendes. Para ela, o aprendizado é significativo, saindo da rotina de sala de aula e agregando valores como respeito pelas obras dos colegas. “É a escola viva”, vibra.
Antônio Rubens, do 5º ano, demonstrou interesse especial pela Ponte Estaiada, utilizando material reciclado para montar a maquete exibida no pátio da escola. Laisa Joice e Carla Beatriz, também do 5º ano, se identificaram com o Cabeça de Cuia e com a Igreja São Benedito, respectivamente, monumentos reproduzidos com riquezas de detalhes no isopor.
Segundo a professora do 2º ano, Edma Maria, a atividade estimula a criatividade e eleva o nível de conhecimento sobre praças, igrejas, bairros e outros pontos da cidade. A pedagoga Luana Cunha também acredita no poder de projetos além da sala de aula, refletindo na maior participação dos alunos no processo organizacional da escola.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.