O deputado federal Júlio César (PSD-PI) se reuniu ontem (6) com a diretoria do Banco Central para tratar sobre a redução das tarifas bancárias, tendo um controle mais eficiente sobre a cobrança feita aos correntistas. De acordo com o deputado, está em estudo uma resolução do Banco Central para reduzir os custos e dar mais transparência na relação entre o banco e o cliente.
O objetivo do deputado é reduzir os valores cobrados a quem tem conta corrente em qualquer banco. Segundo ele, depois se reunir com a diretoria do Bacen, presidida pelo presidente Alexandre Tombini, ficou acertado um estudo neste sentido.
Os valores são distintos entre instituições bancarias publicas e privadas, bem como, mudam também de pessoa para empresa.
As tarifas são reguladas pelo Banco Central para operações bancárias com valores mínimos e máximos para contas de depósito, fornecimento de cartão, emissão de cheques e de talonário de cheques, crédito especial, saques, transferências, fornecimento de extratos dentre outras operações de crédito.
Os bancos oferecem pacotes de serviços e estão obrigados a oferecer, a todos os clientes, três novas opções de pacotes padronizados de serviços, como cheques e saques. O objetivo da medida, prevista em uma resolução do Banco Central, é permitir que o cliente compare as tarifas cobradas pelo seu banco com as da concorrência.
A intenção do deputado Júlio César é reduzir os valores cobrados por estes pacotes e serviços. Segundo Júlio César, uma resolução do Banco Central pode dar mais transparência na relação do banco com o cliente e reduzir os custos de operar uma conta ou crédito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.