Após três jogos ausente por causa de uma fratura na face, o zagueiro Lúcio será titular do Palmeiras às 16h deste domingo (3), contra o Bahia, no Pacaembu. A máscara que vai proteger o local machucado foi testada por ele no treino deste sábado pela manhã.
"Muda um pouco para cabecear, mas é uma questão de adaptação. Preciso usar e não acho que na hora do jogo terá muita diferença. O importante é proteger onde está machucado, e a máscara está perfeitamente adaptada para isso. É a primeira vez que vou atuar com um equipamento desses, então vamos ver como vai ser", disse o camisa 3.
Lúcio sofreu a lesão em 20 de julho, em choque com o zagueiro Manoel, do Cruzeiro. Ele perdeu os jogos contra Avaí, Corinthians e Fiorentina, mas já vinha trabalhando na Academia de Futebol há alguns dias com uma faixa adesiva para proteger a região.
A máscara protetora foi projetada pelos coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Odontologia do Esporte e Biomecânica da FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo), Neide Pena Coto e Reinaldo Brito e Dias.
"O molde da máscara é confeccionado com EVA (etileno vinil acetato) e feito com uma camada desse material flexível, sobreposta por uma camada de EVA rígido, que diminui o impacto. Já o flexível absorve a energia de deformação e faz com que seja levada para regiões de resistência da face o que não conseguir absorver", explicou Neide.
O Palmeiras tem apenas uma dúvida: Renato, Mendieta e Mouche brigam pela vaga que seria do argentino Allione, que não foi inscrito a tempo. O time terá Fábio; Wendel, Lúcio, Tobio e Victor Luís; Josimar, Wesley e Felipe Menezes; Mouche (Mendieta ou Renato), Leandro e Henrique.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.