A administração superior da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, vai implantar um sistema de monitoramento eletrônico com a utilização de câmeras instaladas por todo o Campus Torquato Neto. A medida busca oferecer maior segurança no espaço da universidade e inibir possíveis roubos ou outros atos de violência dentro do campus.
Ao todos são 236 câmeras a serem distribuídas de modo estratégico pelo campus. Todas essas câmeras, bem como os monitores e os equipamentos necessários para o funcionamento da central de monitoramento já foram adquiridos pela UESPI. De acordo com o Pró-reitor de Administração, Geraldo Eduardo da Luz, as câmeras possibilitarão um monitoramento de todo o campus, e darão ênfase a áreas como corredores e entradas principais. As imagens ficarão armazenadas por 30 dias, permitindo back-up e zoom.
“Diante de qualquer suspeita ou delito cometido, o segurança encarregado de fazer o monitoramento na central, informará, via rádio, a todos os demais seguranças”, informa Geraldo. O Pró-reitor ainda afirma que a UESPI já está tomando todas as medidas administrativas legais para a contratação da empresa que vai instalar o serviço de monitoramento.
“A universidade tem que estar aberta ao público. Infelizmente temos problemas que não são específicos da UESPI e são complexos”, diz Geraldo. “Mas nós estamos trabalhando no sentido de dar maior segurança a quem transita na UESPI, procurando fazer isso sem restringir a movimentação que é típica dos centros universitários onde há grande fluxos de pessoas”, concluiu.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.