Em época de eleição ele tem presença garantida nas emissoras de rádio e televisão de todo o país. O horário eleitoral destinado a candidatos foi instituído em 1965, com a entrada em vigor do Código Eleitoral Brasileiro. São dois blocos de propaganda política durante o dia: um a tarde e outro a noite. A exibição começa 45 dias antes da eleição.
Apesar de ser um espaço para analisar os candidatos, o horário eleitoral é rejeitado por muitas pessoas. Boa parte desliga a televisão ou o rádio quando ele começa. A atitude é comprovada pelos baixos índices de audiência registrados no horário. As medições apontam que a cada eleição cresce o contingente dos que evitam as propagandas.
A estudante universitária Eslanny Dias (23) faz parte desse grupo. Ela diz que não gosta do horário e considera uma perda de tempo assisti-lo. “São promessas demais e sabemos que a maioria não será cumprida”, afirma. A jovem critica a forma como alguns políticos aparecem na propaganda e destaca que algumas aparições evidenciam a incapacidade de alguns candidatos.
“Tem muita coisa monótona. Aqueles candidatos lendo um texto que você acompanha pelo olhar. Existem alguns que nem a capacidade de ler o texto da propaganda tem, imagine de exercer o cargo”, destaca Eslanny. Outro que também não simpatiza com o horário eleitoral gratuito é Guilherme de Sousa (27), estudante de Engenharia Civil. Segundo ele, as falsas promessas são o principal motivo para a rejeição.
O estudante destaca que o rádio e a televisão exercem grande influência, principalmente entre os eleitores menos esclarecidos e, por isso, mudanças deveriam ser feitas. “Acho que deveria mudar a forma de se fazer esse tipo de propaganda”, sugere Guilherme.
Cientista político afirma que horário político é relevante (Foto: Reprodução/O Dia)
Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí, Ricardo Arraes, o horário eleitoral é de extrema importância. “É quando o candidato se expõe ao eleitorado e pode apresentar suas propostas”, destaca. Segundo Arraes, o espaço permite aos eleitores conhecer melhor os candidatos e ajuda a decidir sobre sua opção na hora do voto.
Apesar de destacar a importância do horário, o cientista político também enxerga a necessidade de mudanças. “Talvez o formato precise mudar para atrair mais audiência, mas isso é uma tarefa para as equipes de marketing dos candidatos”, conclui Arraes. Esse ano, o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa no próximo dia 19 de agosto.
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