Os municípios que se destacarem na proteção ao meio ambiente, no Piauí, poderão ser beneficiados com recursos através da instituição do ICMS (Imposto de Consumo de Mercadoria e Serviços). Esse é o principal objetivo do projeto de lei nº 69, de julho de 2014, apresentado pelo deputado Luciano Nunes (PSDB), e que altera a lei nº 5.813, de 03 de dezembro de 2008.
A matéria foi apresentada no dia 03 de julho de 2014 e e será votada nas comissões técnicas. Depois, irá a votação no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar tucano disse que “o ICMS ecológico busca premiar e compensar os municípios piauienses que investem e trabalham na proteção ao meio ambiente.”
Os objetivos fundamentais são: promover a cobertura vegetal, a preservação da água e o tratamento adequado na coleta do lixo. Esses municípios serão premiados conforme a gestão ambiental, os padrões de desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Caso nenhum município se classifique para crédito do ICMS ecológico, o recurso total será redistribuído entre os municípios proporcionalmente à participação de cada um.
O parágrafo único do projeto define que, se houver duas categorias sem município classificado, os recursos do ICMS dessas categorias serão somados aos da categoria que tenha município classificado.
Municípios piauienses receberão incentivos para cuidar do meio ambiente
A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa do Piauí no início deste mês e será votada nas comissões técnicas.
Do Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.