O deputado Tererê (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí o Projeto de Lei nº 68, que proíbe no Estado do Piauí a apresentação, manutenção e utilização de animais nativos ou exóticos nos espetáculos circenses. O infrator será multado em 10.000 UFRs-PI (Unidades Fiscais de Referência do estado).
Na justificativa, o parlamentar tucano busca evitar o confinamento desses animais em pequenos espaços com fins lucrativos que, na maioria das vezes, são submetidos a tortura e péssimas condições de higiene nos espetáculos de circo no estado do Piauí.
Segundo o deputado, os animais são expostos a técnicas cruéis de adestramento para apresentação pública e em situações que ferem a dignidade, principalmente diante de crianças. Tererê ainda destacou que o uso dos animais coloca em risco a segurança das pessoas, tanto na questão da segurança física como através da transmissão de doenças.
Hoje, 18 estados brasileiros já proíbem animais na apresentação de shows circenses. É o caso de Alagoas, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.