Uma pesquisa feita em parceria entre Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte) usa tecnologia para enfrentar os desafios do clima na área da apicultura. O objetivo da pesquisa está em monitorar colmeias para descobrir o comportamento das abelhas de acordo com o clima e a época do ano.
O Piauí já foi um dos maiores produtores de mel do Brasil. Nos últimos quatro anos o estado caiu da terceira para a oitava posição no ranking nacional. Entre os fatores estão a seca intensa, que prejudica a produção do mel.
A pesquisa está em fase de teste. Na Uespi, ela é conduzida pelo laboratório Opala, formado por professores e estudantes de Computação. Carlos Giovanni, professor de Computação, explica que estão sendo instalados sensores nas colmeias, responsáveis por produzir informações como temperatura e umidade. "Nós vamos ter uma grande base de dados. Isso vai nos permitir entender o que acontece dentro e fora das colmeias para tentar descobrir o verdadeiro impacto desses fatores na produção de mel", afirma.
Fábia Pereira, pesquisadora da Embrapa, diz que a pesquisa vai trazer dados mais objetivos e, com isso, vai contribuir para o avanço do estudo sobre apicultura no Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.