Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

23/06/2014 - 13h03

Compartilhe

23/06/2014 - 13h03

Estudo busca descobrir comportamento das abelhas para aumentar produção de mel no Piauí

O objetivo da pesquisa realizada pela Uespi e Embrapa é monitorar colmeias para descobrir o comportamento das abelhas de acordo com o clima e a época do ano.

 Do Liberdade News

 

Uma pesquisa feita em parceria entre Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte) usa tecnologia para enfrentar os desafios do clima na área da apicultura. O objetivo da pesquisa está em monitorar colmeias para descobrir o comportamento das abelhas de acordo com o clima e a época do ano.

O Piauí já foi um dos maiores produtores de mel do Brasil. Nos últimos quatro anos o estado caiu da terceira para a oitava posição no ranking nacional. Entre os fatores estão a seca intensa, que prejudica a produção do mel.

 
Apicultura receberá investimento de R$ 886,6 mil no Piauí  
_____________________  
2,8 mil apicultores do Piauí devem ser beneficiados com recursos do governo  
_____________________  

Apicultores do Piauí fazem migração de colmeias para o Maranhão

 

 

A pesquisa está em fase de teste. Na Uespi, ela é conduzida pelo laboratório Opala, formado por professores e estudantes de Computação. Carlos Giovanni, professor de Computação, explica que estão sendo instalados sensores nas colmeias, responsáveis por produzir informações como temperatura e umidade. "Nós vamos ter uma grande base de dados. Isso vai nos permitir entender o que acontece dentro e fora das colmeias para tentar descobrir o verdadeiro impacto desses fatores na produção de mel", afirma.

Fábia Pereira, pesquisadora da Embrapa, diz que a pesquisa vai trazer dados mais objetivos e, com isso, vai contribuir para o avanço do estudo sobre apicultura no Piauí.

Do Liberdade News

Comentários