Lançado há mais de seis anos, o programa da Agespisa "Não Jogue Óleo no Ralo" já evitou que mais de 338 mil litros de óleo de cozinha contaminassem o meio ambiente. A empresa coleta mensalmente uma média de 6,5 mil litros de óleo usado nas residências e estabelecimentos comerciais de Teresina. Para estimular a participação de toda a sociedade na campanha, a Agespisa dá descontos na conta de água no valor de R$ 0,30 por cada litro de óleo coletado.
Atualmente, o programa tem cadastrado 432 estabelecimentos comerciais que contribuem com a coleta de óleo saturado. No caso de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e até hospitais, a coleta é feita por uma equipe da Agespisa.
No caso de usuários domésticos que queiram participar do programa, basta armazenar o óleo usado nas frituras em um recipiente plástico, como uma garrafa pet, e levar à qualquer um dos Postos de Atendimento da Agespisa, localizados no Espaço Cidadania, Shopping da Cidade, e nos bairros Buenos Aires, Morro São João, Parque Piauí, Dirceu Arcoverde, Ininga, Vila Irmã Dulce e Santa Maria da Codipi.
Uma parte considerável do óleo coletado pela Agespisa é vendida para empresas que dão um novo uso ao produto. Entre as formas de reciclagem do óleo estão a transformação em ração para animais e produção de detergentes. “O objetivo principal da Agespisa é conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e evitar o entupimento da tubulação de esgoto”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.
Além de entupir a tubulação, o óleo também pode se espalhar pela superfície dos rios, contaminando a água e comprometendo a vida de muitas espécies. Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.