Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

14/06/2014 - 08h28

Compartilhe

14/06/2014 - 08h28

38º Encontro de Folguedos do Piauí será em julho e terá Elba Ramalho

Evento será realizado na zona Leste da capital. Tema será quadrilha e abrigará o Nordestão, maior encontro de quadrilhas juninas do NE.

 Do Liberdade News

 

O Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), já está acertando os detalhes finais para a realização da 38ª edição do Encontro Nacional de Folguedos, evento tradicional do calendário piauiense e que este ano terá como tema as quadrilhas juninas.

O Encontro, que vai acontecer de 1º a 6 de julho, traz novidades como mudanças no endereço e data de realização da festa. Este ano, o evento será realizado na zona Leste da capital, na Arena Pop, que fica na BR 343, entre as avenidas João XXIII e Joaquim Nelson, na Ladeira do Uruguai.

Outra novidade na edição deste ano é a realização do Nordestão no Piauí, considerado o maior encontro de quadrilhas juninas do Brasil. Pela primeira vez o evento será realizado em Teresina, onde representantes dos nove estados do Nordeste estarão disputando o título de melhor quadrilha da região.

Sobre as mudanças de endereço dos Folguedos e da data de sua realização, o presidente da Fundac, Scheyvan Lima, afirma que foi necessário para que o estado pudesse receber o Nordestão. “A mudança de local e de datas foi uma decisão tomada em comum acordo com a Federação Estadual das Quadrilhas Juninas, que tem sido uma importante parceira na realização do Encontro. Ficou claro que para trazermos para o estado esse importante evento teríamos alguns ajustes e não podíamos perder a oportunidade de engrandecer ainda mais os Folguedos do Piauí”, explica o presidente.

Scheyvan Lima destacou ainda a sensibilidade do governador em relação aos investimentos em cultura no estado. “O governador Zé Filho tem se mostrado bastante favorável à valorização da nossa cultura, e ainda no início do seu mandato reafirmou a realização do Encontro de Folguedos, como também de outros eventos culturais realizados ou apoiados pela Fundac”, ressalta.

Outra novidade da 38ª edição dos Folguedos é que representantes dos Pontos de Cultura de diversas cidades do Piauí estarão participando pela primeira vez do evento. “Através destes pontos de cultura novos artistas despontaram e os Folguedos é uma ótima vitrine para eles mostrarem seus trabalhos, pois durante o evento teremos representantes de entidades culturais de vários lugares do Brasil”, afirma Liana Santanna, diretora de Ação Cultural da Fundac.

Atrações nacionais
Além dos grupos folclóricos e bandas piauienses, o Encontro Nacional de Folguedos já garantiu a participação de grupos de vários estados brasileiros com a apresentação de bois, reisados, espetáculos de matrizes afrobrasileiras, xaxado, violas, contadores de história, dentre outros.

Para fechar o evento, o encontro terá a apresentação de um dos maiores nomes da música popular brasileira, a cantora Elba Ramalho, que há anos vem se destacando em festivais e eventos culturais realizados por todo o país.

Inscrições para grupos, artistas e barraqueiros
Os grupos culturais, artistas e barraqueiros que estiverem interessados em participar do Encontro Nacional de Folguedos devem realizar uma pré-inscrição junto à Fundac, a mesma poderá ser feita na sede da entidade (para quem mora em Teresina), ou pelo e-mail: folguedos2014@gmail.com (para quem mora no interior ou em outros estados).

O grupo deverá enviar nome, tipo da atração e dados do representante oficial, contendo endereço e telefones de contato. A seleção dos grupos e barraqueiros ficará a cargo da comissão organizadora do evento, que é formada por funcionários da Fundac e membros da Federação Estadual das Quadrilhas Juninas.

Histórico
O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é palco, há 38 anos, da apresentação de grandes manifestações culturais do estado e do Brasil. Desde 1974, sua história e consolidação estiveram associadas ao fortalecimento das manifestações folclóricas piauienses. Inicialmente, o Encontro era realizado durante três dias no Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira.

Em 1978, o evento ganhou projeção nacional, porém, em 1980 voltou ao caráter estadual. Nos anos de 1982 e 1983, os Folguedos foram realizados no Centro de Convenções e, após esses dois anos, passou a acontecer na Prainha, zona Sul de Teresina, onde ficou por 10 anos.

De 1984 a 1992, o evento manteve o âmbito estadual, para de 1993 em diante incorporar grupos e atrações nacionais. Desde o início desta década, o Encontro de Folguedos estava sendo realizado no Parque Potycabana. Em 2009, o evento foi transferido para a parte externa do Estádio Albertão e agora, em 2014, será realizado na zona Leste da capital, na Arena Pop, que fica na BR 343, entre as avenidas João XXIII e Joaquim Nelson, na Ladeira do Uruguai.

Do Liberdade News

Comentários