Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

09/06/2014 - 12h19

Compartilhe

09/06/2014 - 12h19

Projeto garante passe livre no transporte intermunicipal para portadores de câncer no Piauí

A taxa de incidência de câncer no Piauí é de 43,52% por grupo de 100 mil habitantes. São 510 casos de câncer de pele (melanoma).

 Do Liberdade News

Projeto da deputada estadual Rejane Dias (PT) beneficia portadores de câncer

 Projeto da deputada estadual Rejane Dias (PT) beneficia portadores de câncer

A deputada estadual Rejane Dias (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativo do Piauí que beneficia portadores de câncer com o passe livre com um acompanhante no transporte coletivo intermunicipal do Estado do Piauí. A proposta será votada nas comissões técnicas do Poder Legislativo Estadual.

De acordo com a parlamentar petista “a ideia visa atender os pacientes de baixa renda, no deslocamento das cidades do interior para tratamento em Teresina”. Trata-se de criar isonomia entre os pacientes de câncer e as demais pessoas da sociedade piauiense, conforme prevê a Constituição Federal.

Nesses casos, será necessário essas pessoas apresentarem o laudo médico, a carteira de identidade, o comprovante de renda e de residência. Haverá um cadastro para a emissão do passe livre a ser expedido através do Governo do Estado, a exemplo de outras unidades da federação como já acontece na Paraíba.

Conforme pesquisas junto ao Instituto Nacional do Câncer o Piauí registra mais de 4.820 casos novos de câncer. A maioria é de mulheres: 2.590 casos. A taxa de incidência no Piauí é de 43,52% por grupo de 100 mil habitantes. São 510 casos de câncer de pele (melanoma).

SUS – No Piauí a Justiça Federal obriga a distribuição gratuita do remédio aos portadores de câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Do Liberdade News

Comentários