O “Dia Estadual da Caatinga”, comemorado em 17 de maio, mereceu uma sessão especial nesta quarta-feira (28), atendendo requerimento da deputada Liziê Coelho (PTB). A sessão foi prestigiada por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ibama, BNB e Embrapa. No final o deputado Mauro Tapety (PMDB) denunciou que a mata da caatinga na região de Oeiras está sendo dizimada com autorização dos órgãos ambientais do Estado.
A deputada Liziê fez uma longa exposição da situação do bioma caatinga, que abrange 850 mil quilômetros quadrados, cerca de 10% do território brasileiro, ocupando os nove estados nordestinos e o norte de Minas Gerais. Segundo a deputada, no bioma caatinga está a mais rica biodiversidade do mundo e todo esta riqueza está sendo ameaçada por desmatamento indiscriminado, queimadas e caça predatória.
Biodiversidade da caatinga foi enaltecida na sessão (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)
No Piauí, o bioma está em 63 municípios e ocupa 28% do território. Em seguida falaram o diretor do BNB, Francisco Lacerda, que exibiu um vídeo mostrando a importância que o banco dá ao bioma caatinga. Ele agradeceu à deputada Liziê e aos demais deputados que aprovaram a sessão solene para marcar o dia estadual do bioma, ressaltando que trabalho semelhante deve ser feito para que os parlamentares considerem o bioma como patrimônio nacional.
Por último falou o representante da Embrapa, Fracisco Guedes, que lembrou o trabalho que apresentou em Brasília quando era assessor do então deputado federal Wellington Dias (PT), em 1998, que acabou sendo adotado pelo governo Lula como plano de convivência com o semiárido nordestino.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.