Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

21/05/2014 - 16h16

Compartilhe

21/05/2014 - 16h16

Mais de 130 prefeituras piauienses desrespeitam Lei de Responsabilidade Fiscal

Gestores chegam a gastar 73,12% da Receita Corrente Liquida com pagamento de pessoal. Limite máximo é de 54%.

 Rogério Holanda, do Liberdade News

TCE-PI notifica prefeituras por desrespeitarem a LRF (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)

 TCE-PI notifica prefeituras por desrespeitarem a LRF (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) notificou 134 prefeituras que ultrapassaram o limite de gastos com pessoal (54%) e os que estão nos limites prudencial (51,30%) e de alerta (48,6%). O órgão de controle determinou que os gestores adotem providências para reduzir os percentuais, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pelo menos 84 prefeituras ultrapassaram o limite legal dos Gastos com Pessoal, que é de 54,00%. O caso mais grave é o do município de Boa Hora-PI, a 106 Km de Teresina, onde o prefeito Zé Resende (PPS) gastou 73,12% da Receita Corrente Liquida com pagamento de pessoal.

O TCE-PI alertou que os gestores estão sujeitos a penalidades como: impedimento para receber transferências voluntárias, pena de reclusão, suspensão dos direitos políticos, inabilitação para o exercício da função pública por um período de até cinco anos e perda do cargo público.

Para evitar punições, os prefeitos precisam apresentar ao TCE, medidas de redução de despesas nos próximos relatórios do quadrimestre.

O relatório do TCE-PI aponta que 33 prefeituras ultrapassaram o limite prudencial dos gastos com pessoal (51,30%). Nestes casos, os gestores estão sujeitos a impedimentos como realização de concursos públicos no município.

Completam a lista de prefeituras notificadas aquelas que atingiram o limite de alerta dos gastos com pessoal (48,60%). Ao todo, 16 prefeituras estão nesta situação.

 

Rogério Holanda, do Liberdade News

Comentários