Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

21/05/2014 - 14h45

Compartilhe

21/05/2014 - 14h45

Sessão na Alepi comemora Dia Internacional de Combate à Homofobia

Diplomas de honra ao mérito foram entregues a pessoas que estão engajadas na defesa dos direitos das categorias LGBTs.

 Do Liberdade News

Atriz baiana “Giovanna Baby” recebe título de cidadã piauiense

 Atriz baiana “Giovanna Baby” recebe título de cidadã piauiense

Na sessão especial mais concorrida do ano, a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (21) sessão solene em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia e também para conceder o título de cidadania piauiense à atriz baiana Giovanna Cardoso da Silva, mais conhecida como “Giovanna Baby”.

Os requerimentos que convocaram a sessão especial e concedeu o título de cidadania a Giovana Baby são de autoria do deputado Fábio Novo(PT). A sessão foi marcada por denúncias de discriminação aos gays e lésbicas do Piauí, que não estão recebendo a devida proteção do aparato da segurança no Estado que estaria, inclusive, concordando com a matança dos membros deste segmento da sociedade.

Marinalva Santana, do Grupo Matizes, lembrou que a morte recente do professor de José de Freitas manteve a triste estatística da morte de um gay por mês no Piauí. Ela também pediu segurança de vida para ela e para os demais militantes dos grupos de combate à homofobia, acusando uma tal “Irmandade Homofóbica” que vem lhe fazendo ameaças de morte pela internet e pelo telefone. Emocionada, disse que está prestes a perder o emprego de professora no Maranhão, porque, temendo pela vida, parou de comparecer à escola.

O deputado Fábio Novo foi o primeiro a falar e justificou sua decisão de conceder o título de cidadania a Giovana Baby. “Ela mora a 12 anos em nosso Estado e tem tido uma atuação importante na defesa dos interesses e na luta contra o preconceito da classe LGBT não só no Piaui mas no Brasil como um todo. “Hoje ela ocupa um cargo pioneiro na Prefeitura de Picos, que é o de coordernadora Municipal de Direitos Humanos e de Livre Orientação Sexual e esteve na linha de frente das lutas contra a discriminação em vários estados brasileiros”, disse Novo.

O deputado petista citou os avanços conseguidos com as leis que combatem a discriminação – como a decisão do STF sobre a união estável para pessoas de mesmo sexo - e elogiou a campanha deflagrada recentemente pelo governador Zé Filho, denominada: “O Piaui sem Homofobia”. Ele concluiu “citando o poeta, de que toda forma de amor vale a pena.

Também falaram na sessão Ana Carolina, do Grupo Matizes, que citou a trista estatística das mortes de membros do movimento LGBT, como a de que um gay é morto a cada 48 horas no Brasil; Carlos André Santos, presidente da coordenação de direitos da comunida LGBT de Teresina; Marinalva Santana, do Grupo Matizes; Safira Benguel, que pediu aos deputados para criarem assessorias para gays em seus gabinetes; e a homenageada Giovana Baby, que agradeceu aos deputados pelo titulo de cidadania piauiense – embora ela já se considerasse como tal desde quando chegou aqui há 12 anos - e foi dura nas críticas aos responsáveis pela segurança no Piauí, chegando a afirmar que sua maioria é homofóbica. “Para a maioria do pessoal da segurança no Piauí, “homossexual bom é homossexual morto”, disse a nova piauiense.

No final foram concedidos diplomas de honra ao mérito a diversas pessoas que estão engajadas na defesa dos direitos das categorias LGBTs.

Do Liberdade News

Comentários