Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

16/05/2014 - 17h18

Compartilhe

16/05/2014 - 17h18

No Piauí, Dilma diz que "Pronatec vai formar uma geração de técnicos capacitados"

Presidenta participou da cerimônia de formatura do Pronatec em Teresina (PI). Cerimônia reuniu 1.500 alunos de 17 cidades do estado.

 Do Liberdade News

Mais de 800 alunos do estado receberam certificados de cursos de qualificação profissional

 Mais de 800 alunos do estado receberam certificados de cursos de qualificação profissional

A presidenta Dilma Rousseff (PT) participou na tarde desta sexta-feira (16) da cerimônia de formatura de uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Teresina -PI. Na ocasião, entregou os certificados aos 1.500 formados em 73 cursos de qualificação profissional, vindos de 17 cidades piauienses.

De acordo com a presidenta, o Pronatec “pretende e vai formar uma geração de técnicos, homens e mulheres, capacitados, que conseguirão trabalhos mais qualificados, e que conduzirão o Brasil no caminho do desenvolvimento com distribuição de renda e, sobretudo, educação técnica de qualidade”.

Ouça o discurso de Dilma na íntegra!

Além disso, Dilma, destacou uma das principais características do programa: “[O Pronatec] oferece cursos para todos, sem discriminação de renda, faixa etária e origem, portanto, pode ser cursado por todas as pessoas interessadas.”

Foto: Míriam Teles

O avanço educacional no estado também foi lembrado pela presidenta. “O Piauí está na frente, prova disso são os 174.600 jovens e adultos, que estão fazendo o curso e com certeza estão vivendo numa nova etapa no Piauí”, ressaltou.

O ministro da Educação, Henrique Paim, presente na cerimônia, destacou o avanço do Pronatec na Paraíba. “O programa permite que possamos oferecer ensino técnico e profissional de qualidade. Esse esforço do governo tem sido feito para que haja uma mudança na mentalidade do jovem”, afirmou o ministro.

Ensino técnico no Piauí

No último balanço divulgado pelo Pronatec, o estado do Piauí já investiu R$ 322,5 milhões no programa e recebeu mais de 154 mil matrículas em todas as modalidades de cursos técnicos oferecidos em 135 cidades. Além disso, foram ofertados 245 cursos, entre eles: 48 técnicos e 197 de qualificação profissional (FIC).

Somente na cidade de Teresina, no período de 2011 até 2013, foram investidos no programa R$ 65,7 milhões. As matrículas realizadas chegaram a 41,1 mil em todas as modalidades de curso.

Sobre o Pronatec

Criado em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica.

Em todo o Brasil, o programa já alcançou 6,9 milhões de matrículas, sendo 1,9 milhão em cursos técnicos e cinco milhões em cursos de formação inicial e continuada (FIC). A meta é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.

Do Liberdade News

Comentários