A presidenta Dilma Rousseff (PT) participou na tarde desta sexta-feira (16) da cerimônia de formatura de uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Teresina -PI. Na ocasião, entregou os certificados aos 1.500 formados em 73 cursos de qualificação profissional, vindos de 17 cidades piauienses.
De acordo com a presidenta, o Pronatec “pretende e vai formar uma geração de técnicos, homens e mulheres, capacitados, que conseguirão trabalhos mais qualificados, e que conduzirão o Brasil no caminho do desenvolvimento com distribuição de renda e, sobretudo, educação técnica de qualidade”.
Ouça o discurso de Dilma na íntegra!
Além disso, Dilma, destacou uma das principais características do programa: “[O Pronatec] oferece cursos para todos, sem discriminação de renda, faixa etária e origem, portanto, pode ser cursado por todas as pessoas interessadas.”
Foto: Míriam Teles
O avanço educacional no estado também foi lembrado pela presidenta. “O Piauí está na frente, prova disso são os 174.600 jovens e adultos, que estão fazendo o curso e com certeza estão vivendo numa nova etapa no Piauí”, ressaltou.
O ministro da Educação, Henrique Paim, presente na cerimônia, destacou o avanço do Pronatec na Paraíba. “O programa permite que possamos oferecer ensino técnico e profissional de qualidade. Esse esforço do governo tem sido feito para que haja uma mudança na mentalidade do jovem”, afirmou o ministro.
Ensino técnico no Piauí
No último balanço divulgado pelo Pronatec, o estado do Piauí já investiu R$ 322,5 milhões no programa e recebeu mais de 154 mil matrículas em todas as modalidades de cursos técnicos oferecidos em 135 cidades. Além disso, foram ofertados 245 cursos, entre eles: 48 técnicos e 197 de qualificação profissional (FIC).
Somente na cidade de Teresina, no período de 2011 até 2013, foram investidos no programa R$ 65,7 milhões. As matrículas realizadas chegaram a 41,1 mil em todas as modalidades de curso.
Sobre o Pronatec
Criado em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica.
Em todo o Brasil, o programa já alcançou 6,9 milhões de matrículas, sendo 1,9 milhão em cursos técnicos e cinco milhões em cursos de formação inicial e continuada (FIC). A meta é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.