Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Notícias /

Política

05/05/2014 - 10h44

Compartilhe

05/05/2014 - 10h44

TRE-PI julga mandatos de três prefeitos nesta terça-feira; entenda cada caso!

Gestores são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos. Um dos réus já foi cassado em 1ª instância.

 Rogério Holanda, do Liberdade News

Prefeitos Lukano Sá (PSB), Gadocha (PSB)  e Messias Moreira (PTB) vão a julgamento no TRE-PI - Divulgação

 Prefeitos Lukano Sá (PSB), Gadocha (PSB) e Messias Moreira (PTB) vão a julgamento no TRE-PI - Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve julgar nesta terça-feira (6) três prefeitos acusados de terem praticado crimes como abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições municipais de 2012. Os municípios que poderão ter seus gestores cassados são: Oeiras, Canavieira e Lagoa Alegre.

Oeiras-PI
O prefeito de Oeiras-PI, a 313 km de Teresina, Lukano Sá (PSB) e o vice-prefeito Dr. Abimael (PSDB), são réus em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). Os gestores são acusados de terem cometido abuso de poder político e econômico durante as eleições 2012. O processo foi movido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O candidato do partido, Francisco Calos Oliveira, o Carlão, obteve a pior votação entre os quatro concorrentes, apenas 71 votos, que corresponde a 0,34% dos votos válidos no pleito.

Canavieira-PI
A prefeita de Canavieira-PI, a 399 km de Teresina, Elvira Borges da Mota Andrade, a Gadocha (PSB), o vice-prefeito Martin Preto (PMDB) e os vereadores Jeovan Moura (PSB) e Rostânia Guimarães (PMDB) são réus em um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED). Eles são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos. O processo foi movido pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Nas eleições, o PT, representado pelo ex-candidato a prefeito Joan Rocha, obteve a segunda melhor votação, 1.326 votos (48,77% dos votos válidos).

Lagoa Alegre-PI
O caso mais delicado é o do prefeito de Lagoa Alegre-PI, a 90 km de Teresina, Messias Moreira (PTB) e do vice-prefeito Edilázaro da Cunha Freitas, o La (PDT). Os gestores são réus em dois processos que devem ser julgados nesta terça-feira. Eles já foram cassados na 1ª instância da Justiça Eleitoral em outubro de 2013 e permanecem no cargo sob força de uma liminar até o julgamento na 2ª instância (TRE-PI).

Se a decisão for mantida, a segunda colocada nas eleições, Gesimar Neves Borges Costa (DEM), que tem como vice-prefeito, Manoel Paulino (DEM), vai assumir a prefeitura.

Rogério Holanda, do Liberdade News

Comentários