Os pescadores da Associação de Produtores de Peixes de Piaus, localizada na zona rural de São Julião-PI, a 382 km de Teresina, foram surpreendidos nesta quinta-feira (1) com um prejuízo avaliado em R$ 125 mil. Pelo menos 40 mil tilápias, que estavam sendo criadas em 47 tanques morreram de uma só vez. A causa ainda é desconhecida, os sertanejos suspeitam que esse fato trágico para a economia da comunidade foi causado por mudança brusca de temperatura do ambiente.
“Os peixes se alimentaram ontem normalmente, quando viemos verificar como estavam hoje pela manhã, todos estavam mortos para a surpresa das vinte famílias associadas”, disse o presidente da associação, Pedro Gomes.
Ele acredita que os peixes morreram na noite de quarta-feira (30) após sofrer um choque térmico. “O tempo ficou nublado com muita ventania e a temperatura baixou na faixa de 20 °C a 24 °C, esse tempo é baixo para a tilápia que precisa de temperatura de 28 °C a 30 °C”, explicou.
O projeto de piscicultura era um sonho antigo de uma das comunidades mais carentes do município, que viram sua vida se transformar com a construção de uma das maiores barragens do Piauí. Agricultores, autônomos e até profissionais da indústria trocaram suas atividades por esta que prometia ser a redenção de uma região castigada pela seca.
Mais de 40 mil peixes morrem em barragem no sertão do Piauí (Fotos: Helder Rocha/ APPM )
Diante do episódio inesperado, os piscicultores vão buscar junto ao governos estadual e federal apoio para dar sequência ao projeto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.