Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

28/04/2014 - 08h41

Compartilhe

28/04/2014 - 08h41

Medidas visam melhorar sistema de marcação de consultas em Teresina

Objetivo é acelerar o atendimento à demanda reprimida e tornar mais eficaz o gerenciamento no sistema.

 Do Liberdade News

 

O sistema de marcação de consultas de Teresina, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está passando por mudanças para atender aos usuários de forma mais rápida e eficiente. Durante um encontro realizado na sexta-feira, dia 25, e sábado, 26, as atualizações foram repassadas aos servidores que trabalham diretamente com os agendamentos nos pontos de marcação em Teresina.

“A expectativa é melhorar o atendimento ao usuário. São medidas simples, mas que devem fazer grande diferença”, afirmou o secretário Noé Fortes, que participou do encontro realizado no auditório da Fundação Municipal de Saúde ( FMS).

As principais medidas visam acelerar o atendimento à demanda reprimida e tornar mais eficaz o gerenciamento no sistema das escalas de horários das consultas e exames pelos hospitais e clínicas. “Os estabelecimentos registrarão no sistema a relação dos pacientes que aguardam consulta para análise dos médicos reguladores, que analisarão cada caso e retornarão para os estabelecimentos as informações dos pacientes agendados para o atendimento”, detalha Sérgio Rodrigues, responsável pelo Gestor Saúde.

No que se refere às escalas de horário de atendimento, o sistema foi modificado de modo que o gerenciamento poderá ser feito pelo próprio estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento aos pacientes. “Qualquer alteração será imediata, sem precisar esperar todo o trâmite de um processo. Se um profissional não irá atender por determinado tempo, por algum motivo, irá constar no sistema que não haverá atendimento para o profissional. Assim, o usuário terá sua consulta agendada e efetivamente realizada,sem contratempos”, explica Sérgio.

Luciana Araujo, responsável pelo agendamento de consultas no Hospital do Satélite,era uma das participantes do encontro. Para ela, as mudanças vão resultar em melhorias tanto para os usuários como os próprios servidores. “Nós que lidamos diretamente com a marcação poderemos agilizar mais,teremos certa autonomia; e o usuário,por sua vez, terá mais garantias. No caso da demanda reprimida,por exemplo, o usuário que aguarda atendimento poderá ter em mãos a liberação da consulta com a data prevista para ser atendido”, destaca a servidora.

O Gestor Saúde efetua em média 150 mil agendamentos por mês.

Do Liberdade News

Comentários