Podem participar docentes e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Nesta 4ª edição, o professor inscrito deverá orientar seus alunos a escreverem um texto sobre o tema O lugar onde vivo.
As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de Língua Portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.
Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa.
Segundo a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí, Marta Freitas, desde 2010, o programa vem desenvolvendo ações de formação continuada para os professores do Ensino Fundamental, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
"O sucesso de toda ação pedagógica de qualidade está condicionado a esforços conjuntos. E as Gerências Regionais de Educação são peças fundamentais na divulgação junto às escolas para o importante envolvimento dos professores", destaca a diretora.
A olimpíada é resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
No Piauí, 175 Secretarias de Municipais de Educação fizeram adesão. Dentre escolas municipais e estaduais, 779 já foram inscritas np estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.