O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Teresina já conta com medicamento capaz de reverter, em um curto espaço de tempo, o quadro de pacientes que apresentam infarto agudo do miocárdio.
O medicamento, conhecido como Metalyse, possui alto custo no mercado. Atualmente, apenas uma ampola deste custa em torno de 4 mil reais e a sua utilização pelas ambulâncias do SAMU tem a aprovação dos teresinenses.
Para Maria dos Anjos, funcionária pública, é muito importante a utilização desse medicamento pelo SAMU. “Embora seja caro, atende às nossas expectativas, podendo vir a salvar uma vida”, justifica.
Na madrugada deste domingo (20/04), o senhor com as iniciais A.S.S., morador da Vila São Francisco do Norte, de 73 anos de idade, foi um dos beneficiados com este medicamento. Ele apresentava dor torácica e estado típico de infarto agudo do miocárdio, tendo o seu quadro revertido após o remédio ter sido ministrado pela equipe do SAMU.
O enfermeiro do SAMU Valério Azevedo descreve o atendimento: "foram utilizados os protocolos recomendados pela American Heart Association do ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular), medicação para controle da dor, bem como suporte de oxigênio. Posteriormente, foi aplicado o Metalyse, tendo o paciente apresentado melhora em seu quadro clínico de forma significativa e célere.”
Valério Azevedo informou ainda que as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com eletrocardiógrafos cujos exames são laudados por cardiologistas do Hospital do Coração de São Paulo – SP, procedimento que é realizado entre 3 a 5 minutos. Ao ser estabelecido o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, é aplicado um checklist que estabelece a aptidão do paciente para receber esse trombolítico (Metalyse).
Cumpre informar que o SAMU de Teresina exerce papel relevante perante a sociedade piauiense, estando incumbido da missão de prestar socorro às pessoas em casos de urgência e emergência. Atualmente, conta com a frota de 10 ambulâncias básicas, 03 avançadas e 02 motolâncias que realizam cerca de 100 a 140 ocorrências por dia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.