Ensino de qualidade, estruturação das escolas e valorização do professor são os três pontos básicos pretendidos pela gestão do novo secretário estadual de Educação, Alano Dourado, conforme definiu ele em reuniões com a equipe de auxiliares na primeira semana de trabalho na pasta.
Alano Dourado já definiu uma série de medidas que vai começar a implantar a partir deste mês. A três prioridades vão ser trabalhadas dentro de uma proposta ampla de melhoria da qualidade do ensino da rede pública estadual, com foco principal no aluno.
“São pontos que podem ser trabalhados isoladamente, cada um a seu modo e tempo, mas são ações complementares que convergem para um mesmo objetivo: melhorar o aprendizado do aluno”, disse.
Para o secretário, o aluno é a razão de ser da escola, mas a escola precisa ser bem estruturada e ter professores qualificados e motivados. Ele montou uma comissão para acompanhar os projetos e programas educacionais em andamento para ver em que podem ser melhorados. Pediu também um levantamento das escolas que estão em reforma ou que precisam ser melhoradas, e se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí para ver as demandas da categoria, que serão levadas ao secretário da Fazenda, Mário Lacerda, e ao governador Zé Filho.
Segundo ele, essas primeiras ações vão possibilitar definir as estratégias para a implementação de um modelo de gestão que tem por finalidade ampliar os ganhos obtidos nos últimos anos. “Nós tivemos avanços significativos nos últimos anos, mas precisamos avançar em setores pontuais, como o ensino técnico, que oferece oportunidades valiosas em vários campos de atividades”, cita ele.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.