Alunos de nutrição da Universidade Federal do Piauí desenvolvem novos produtos mais nutritivos usando matéria prima vinda do cerrado. O feijão caupí e o cajuí se transformam em pães, biscoitos e sorvetes.
No laboratório experimental do curso de nutrição os alunos transformam matéria prima dos cerrados em alimentos altamente nutritivos. A pesquisa, que começou há dois anos, é coordenada pela doutora em nutrição Regilda Saraiva em parceria com alunos de mestrado e graduação da Universidade Federal do Piaui.
Os estudantes Rodrigo Barroso e Iuska Sousa desenvolveram variações de alimentos bastante comuns na mesa do brasileiro. Boa parte da massa usada para fazer o pão de queijo veio do feijão caupi. A barra de cereais leva ingredientes tradicionais, como floco de arroz. A diferença está na edição do mel e do farelo de feijão. Alguns alimentos levam de um a dois anos para ficar prontos.
O trabalho já desenvolveu cinco novos produtos enriquecidos nutricionalmente através da manipulação de matéria prima. Até biscoito ganha novas características graças ao feijão caupi, uma riqueza nutritiva e objeto de pesquisa da Embrapa Meio Norte.
Lunna Carnib e Aglaine Aguiar buscaram no cajui o ingrediente que faltava para a produção do frozen, um sorvete a base de iogurte.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.