Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Notícias /

Política

04/04/2014 - 11h03

Compartilhe

04/04/2014 - 11h03

Conheça a história do novo governador do Piauí, Zé Filho (PMDB)

Governador Wilson Martins renuncia e o vice toma posse nesta sexta-feira (4).

 Do Liberdade News

Antônio José de Moraes Souza Filho - Zé Filho( Foto: Divulgação)

 Antônio José de Moraes Souza Filho - Zé Filho( Foto: Divulgação)

Após quase quatro anos à frente do Governo do Estado, o então governador Wilson Martins enviou, na manhã desta sexta-feira (4), sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa. Seguindo o protocolo, após lido o documento, quem assume a partir desta data o comando do Estado é Antonio José Moraes de Souza Filho, mais conhecido como Zé Filho, o qual dará prosseguimento às obras e ações que visam ao desenvolvimento do Piauí.

Conheça um pouco da história do atual governador do Estado do Piauí:

Antonio José de Moraes Souza Filho nasceu em Parnaíba, litoral do Estado do Piauí. É casado com a deputada estadual Juliana Moraes Souza. Tem quatro filhos: Izabelle Fortes Souza, Gabriella Fortes Souza, Antonio José de Moraes Souza Neto e Augusto Falcão Lopes Neto. Tem dois netos: Maria Valentina de Moraes Souza Lins e Silva e José Torres de Araújo Neto.

Iniciou sua carreia profissional como empresário e industrial, em sua terra natal. Sua carreira política teve início como vereador da cidade de Parnaíba, nos anos de 1993 a 1996, no final do mandato se elegeu Prefeito Municipal no quadriênio de 1997 a 2000.

Em 2003, ingressou na Assembleia Legislativa do Piauí como deputado estadual, por dois mandatos (2003 a 2007 e 2007 a 2011). No decorrer de suas duas legislaturas foi eleito, por unanimidade, para ocupar alguns dos cargos mais importantes da Mesa Diretora da Alepi, de 1° e 2° secretário da Mesa do Poder Legislativo Piauiense. Antonio José de Moraes Souza Filho foi eleito vice-governador do Piauí, em outubro de 2010, para o mandato 2011-2014.

Exerceu o cargo de diretor de Desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai-PI. Em 2011, venceu uma acirrada disputa entre os sindicatos industriais do Piauí, para a eleição da presidência da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, para o período de 2011 a 2015. Participa do Conselho Temático de Integração Nacional da Confederação Nacional da Indústria - CNI.

No exercício do mandato parlamentar, participou de várias comissões técnicas do Poder Legislativo: Comissão de Constituição e Justiça, Comissão dos Direitos Humanos, Comissão de Administração Pública e Política Social, Comissão de Infraestrutura e Política Econômica, Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher e Comissão do Consumidor e do Meio Ambiente e Membro Titular da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí - CETE.

É diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi); presidente do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Presidente do Conselho Deliberativo do Sesi e Senai; é conselheiro no Conselho de Representantes da CNI.

Em 4 de abril de 2014, Antonio José de Moraes Souza Filho assume o cargo de governador do Estado do Piauí.

Do Liberdade News

Comentários