Vereadores do município de Currais, a 640 km de Teresina, denunciaram o fechamento de uma escola municipal localizada na zona rural do município. A denúncia dos parlamentares foi feita através de ofício enviado à Promotoria de Justiça da cidade de Bom Jesus, na região Sul do Piauí.
Segundo a denúncia dos vereadores, a prefeitura de Currais fechou a única escola existente na localidade Cachoeira, interior do município. Em 2013, a escola da comunidade Cachoeira funcionou regularmente.
No último dia 31 de março, a promotora de justiça de Bom Jesus, Romana Leite Vieira, instaurou a abertura de um procedimento preparatório de inquérito civil. O objetivo é apurar a existência de possíveis irregularidades no fechamento da escola.
A prefeitura de Currais pretende nuclear os alunos matriculados na escola com outras unidades escolares, ou seja, transferir os estudantes para uma instituição de ensino de outra localidade.
A prefeita do município e a secretária municipal de educação foram notificadas para comparecer a uma audiência marcada para o próximo dia 10 na sede da promotoria. Elas devem prestar esclarecimentos sobre o caso e apresentar as razões para o fechamento da escola, mostrando a relação de turmas e alunos matriculados nos anos de 2013 e 2014.
A promotoria também quer saber se foi realizado estudo de impacto cultural e orçamentário antes do fechamento, tudo acompanhado de documentação comprobatória. Além disso, os gestores devem apresentar a relação e a documentação dos veículos, condutores e monitores que deverão ser utilizados para transporte escolar nos casos de nucleação apontados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.