Em números absolutos, são 37.706 imunizações, a meta do Estado é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, o que corresponde a quase 90 mil meninas. A campanha teve início no dia 10 de março e está dividida em três etapas: no mês de março ocorre a primeira dose, seis meses depois deve ser feita a segunda dose e depois de cinco anos, contado a primeira dose, deve ser feita a terceira.
De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes, é fundamental que sejam cumpridas as três etapas para que seja efetuado o ciclo de imunização contra o vírus HPV. “Tivemos várias capacitações com representantes de municípios. A vacinação deve ser feita nas três etapas e para isso estarão disponíveis nas escolas públicas e privadas, como também nos postos de saúde”, explica a coordenadora.
Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes a partir de 9 anos. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.